Picada de formiga pode causa reação alérgica grave.

Febre, vermelhidão, inchaço e dificuldade para respirar são sintomas de reação alérgica grave. Saiba como agir em caso de emergência.

Picada de formiga pode causa reação alérgica grave.

A reação alérgica pode, em pouco tempo, fechar a traqueia de quem leva a picada. É necessário correr para o hospital logo nos primeiros sintomas de alergia. A aplicação de corticoide, antialérgico e inalação com um broncodilatador devem ser administradas o quanto antes. É tudo muito rápido e a reação de pais, amigos e familiares nestes casos podem salvar uma vida. 

COMO IDENTIFICAR UMA REAÇÃO ALÉRGICA?

As reações alérgicas graves não são comuns. Geralmente, menos de 1% das reações são graves em crianças. A maior parte é mesmo localizada, causando apenas vermelhidão.

De modo geral, a primeira grande causa de reações alérgicas são os alimentos — como castanhas, ovo, leite —, seguido por insetos e, logo depois, medicamentos. Muitas vezes, em um primeiro contato, pode não haver reação, apenas numa segunda ou terceira exposição. No caso dos insetos, o grupo que mais preocupa, pois costuma causar alergias graves, são vespas, abelhas e formigas. Apesar da pouca quantidade, o veneno pode provocar uma reação chamada anafilaxia — que é uma resposta rápida do organismo ao veneno do inseto, ocasionando, por exemplo, vermelhidão, inchaço, tosse, rouquidão, falta de ar, chiado no peito, sonolêcia, diarréia, vômito e em alguns casos até parada cardíaca. Tudo isso em menos de uma hora.

Quando já se sabe que a criança tem reações graves, os pais podem ter em casa injeções de adrenalina, que agem mais rapidamente. Mas, antes, é importante consultar um médico.