Manejo Integrado de Baratas: Blattella Germânica
A espécie Blattella germanica é uma das pragas urbanas de manejo mais desafiador. Entenda alguns aspectos do seu ciclo de vida e comportamento e conheça as melhores técnicas para atingir ótimos resultados.
Ciclo de Vida
- As ninfas têm mais chances de sobrevivência que as de outras espécies, pois a fêmea carrega a ooteca durante toda a incubação, protegendo-a até a eclosão.
- A espécie possui o maior número de descendentes (de 30 a 40 por ooteca), com curto período de incubação até a eclosão. Do ovo ao adulto são, em média, 103 dias (a 25ºC).
- As ninfas passam por 6 a 7 estágios até atingir a forma adulta. O desafio de controle nessa fase se deve ao seu tamanho reduzido e à baixa mobilidade no ambiente.
- Elas permanecem muito próximas umas das outras. Em suas excretas, existe um feromônio de agregação que aumenta o nível de agrupamento da população.
Limpeza
Faça a limpeza regular do ambiente, atentando-se aos locais onde há maior acúmulo de gordura, como pias, fogões, bancadas, equipamentos eletrônicos, coifas e exaustores.
Inspeção
Inspecione de entrada de mercadorias. Baratas podem ser dispersadas passivamente em meio a embalagens e alimentos de fornecedores externos.
Remoção de Fontes de Alimento
Se atente para a remoção de restos de comida, a proteção de alimentos, a limpeza de latas e garrafas antes do descarte e o esvaziamento diário de latas de lixo.
Manutenção
Mantenha a manutenção predial fechando as fendas e rachaduras que sirvam de abrigos em paredes, rodapés e pias. Promova o conserto de instalações elétricas danificadas.
A Prisma Solutions traz soluções no Manejo Integrado lançando mão de géis profissionais em pontos onde geralmente são descobertos pels pulverições convencionais, fazendo com que a prórpria barata busque o produto. Pulverizações são realizadas com produtos não desalojantes e de forma localizada podendo ajudar no controle de alta infesatção sem dispersar as baratas pelo ambiente. É feita a palicação com pulverização residual formando uma barreira química eno perímetro para a manutenção do ambiente por tempo prolongado reduzindo o número de reaplicações e dimunuindo o custo operacional do tratamento.