Prevenção de Acidentes com Escorpiões
Escorpiões são animais peçonhentos que podem causar sérios problemas à saúde.
Nos últimos anos, os casos de picadas aumentaram, e os sintomas incluem dor, formigamento, vermelhidão e até náuseas e tremores, principalmente crianças e idosos.
O escorpião-amarelo, o mais venenoso, é uma das principais espécies encontradas no Brasil, e eles se proliferam no verão, se adaptando ao ambiente urbano.
Temos visto nas redes sociais relatos e alertas de escorpiões no Sudeste Brasileiro, onde antes as aparições eram mais escassas.
Na região dos Lagos e Norte Fluminense, as ocorrências aumentaram no último ano.
Escorpiões são animais de hábitos noturnos, tem facilidade de entrada e abrigo em diversos ambientes e se alimentam de insetos como: baratas, grilos, cupins, aranhas. Encontrados em esconderijos escuros e úmidos.
Dentre todos os animais peçonhentos, os escorpiões são responsáveis pela maior parte dos acidentes no Brasil e são capazes de causar graves acidentes, podendo levar a óbito.
Para evitar acidentes:
- Instale telas em ralos e pias.
- Afaste camas das paredes e roupas de cama do chão.
- Identificar e remover os locais com entulhos e restringir possíveis abrigos;
- Manejar adequadamente o lixo e a vegetação no ambiente; manter quintais limpos;
- Corrigir frestas e bloquear possíveis pontos de acesso;
- Reduzir a disponibilidade de alimento, realizando o monitoramento e o controle de infestações que são predadas, como é o caso da barata e aranhas.
O escorpião amarelo pode se dispersar pelo transporte de madeiras, materiais de construção, móveis, vestimentas e qualquer outro material onde esteja escondido. Entre as medidas que podem ser tomadas para prevenir o aparecimento de escorpiões, estão:
Para que não ocorram acidentes é muito importante ficar atento e, ao menor sinal, realizar o controle de escorpiões com uma empresa especializada, que poderá utilizar os produtos devidamente registrados para esta finalidade.
Em caso de picada, busque atendimento médico imediatamente! O soro antiescorpiônico está disponível no SUS para tratamento.